Doramei: 'The Untamed'


Antes de começarmos, uma breve explicação: a coluna Doramei foi criada no intuito de apresentar produções da Ásia em geral, que pode ser englobadas dentro da palavra "dorama". Como The Untamed (ou ChenQing Ling, no original) é uma produção chinesa, também é chamado de c-drama. 

The Untamed ("Os Indomáveis", em português, ou Chen Qing Ling, em mandarim) é a versão live action de Mo Dao Zu Shi (ou "Grandmaster of Demonic Cultivation"), história que já tem diversas versões (donghua, manhua, áudio) e que é baseada numa novel (livro) da autora Mo Xiang Tong Xiu. O enredo conta as aventuras de Wei Wuxian, cultivador (uma espécie de feiticeiro que, além de magia, também luta com espadas) do clã Jiang, de Yunmeng. Ele é filho de um amigo do patriarca e, após a morte dos pais, foi criado como irmão com os herdeiros do clã, Jiang Cheng e Jiang Yanli. 

wei wuxian, jiang cheng e jiang yanli andando pela rua
Uns anjos

Mas a história não começa aí, e sim quando Wei Wuxian está morrendo!! Quando ele já é o Patriarca de Yiling, seu próprio clã!! E ele está metido com cultivação demoníaca (proibida na sua sociedade) !!!

Yiling laozi!!

Nada disso é spoiler, isso é literalmente a primeira cena da história.

Depois da cena da morte de Wei Wuxian, há uma passagem de tempo de 16 anos, onde o espírito de Wei Wuxian é invocado no corpo de Mo XuanYu, um pária do clã Mo. Ele é invocado para se vingar por Mo XuanYu, e se não completar a vingança em um tempo hábil, sua alma será devorada e ele não poderá reencarnar. Rola uma confusão danada, Wei Wuxian não entende o que tá rolando e descobre que cultivadores do clã Lan - que ele teve contato no passado - iriam aparecer, então ele pega o burrinho dele e vai embora (ele realmente pega um burro; o nome é Maçã).

Fugir do passado não adianta de muita coisa e ele encontra Lan Wangji, seu amigo do passado, e aí é que nós entendemos onde tudo chegou a esse ponto e porque Wei Wuxian se tornou tão odiado por quem o conhecia. Quase metade dos episódios se passa nesse flashback, e depois volta onde estava, com Wei Wuxian invocado, encontrando Lan Wangji e eles dois tentando entender porque Wuxian voltou e como isso está ligado com os problemas que estão ocorrendo.


                                    LAN ZHAN!!                                         


Eu particularmente fiquei muito ansiosa e intrigada como chegou no ponto em que todos odiavam ele, e toda hora eu ficava AI MEU DEUS É AGORA (e nunca era). Um dos pontos altos de The Untamed é como a história é construída, você sempre é surpreendido e apesar de ser grande e ter muitos episódios (são 50 episódios de mais ou menos 40 minutos), você se vê devorando e querendo que tivessem mais 50, mais 100, mais 200 episódios.

As atuações são excelentes, especialmente de Xiao Zhan (que interpreta Wei Wuxian) e Wang Yibo (que interpreta Lan Wangji), que conseguem mostrar a história de amor (sim, amor) entre os dois. Na história original (a novel), embora não seja o ponto principal, é mostrado que os dois se amam e mostram o desenvolvimento do romance deles. Porém, como algumas leis na China censuram mostrar romance entre pessoas do mesmo gênero, tudo fica nas entrelinhas e talvez você precise pesquisar pra entender algumas referências bem sutis que a produção colocou na série - outras não são tão sutis e você se pega gritando ESSES HOMENS SE AMAM.

Uma das """entrelinhas"""


The Untamed foi lançado por uma plataforma de streaming chinesa em agosto de 2019, e fez um sucesso estrondoso. O álbum da trilha sonora vendeu mais de 15 milhões de cópias. Em outubro de 2019 ele foi traduzido para 11 línguas diferentes e lançado nas Américas do Norte e do Sul, Europa, Austrália, Filipinas e Índia. Conquistou vários prêmios e é uma história que é amada por muitos fãs em muitos lugares (a comunidade de fãs na internet é IMENSA).

                          Assistam The Untamed!!                                    


Nota: 
Favorito, se pudesse botava mil



Caroline Cardozo

Caroline faz licenciatura em Física. Tem seu gosto musical formado pela Rádio Cidade e Disk MTV. Gosta de Crepúsculo e Jane Austen. Meio perdida sobre tudo mas nada surpreendente vindo de uma milleniall.

Doramei: 'The Untamed' Doramei: 'The Untamed' Reviewed by Caroline Cardozo on setembro 10, 2020 Rating: 5

12 comentários:

  1. Eu sempre fujo e desisto de doramas extensos, mas esse é como dizem, viciante e fascinante, faz o tempo voar. Tô assistindo devagar e com calma pois é meio difícil de entender, são tantos personagens, alguns atores são parecidos, os nomes são parecidos, eu to perdida ainda, mas amando.

    ResponderExcluir
  2. Queria entender uma coisa: quem aparece para o Ei no ultimo segundo do ultimo ep? É o Lan msmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele mesmo, foi mais uma forma que o live action achou de mostrar de forma "discreta" que eles ficaram juntos no final. (Já que a continuação na novel é o casamento deles porém não tinha como colocar isso no live action)

      Excluir
    2. Obrigadaaaaaa! Estava tão curiosa pq sabia que era a voz dele mas fiquei na dúvida! Obrigadaaa mesmo!

      Excluir
  3. Tudo parece que é ele sim pq na novel eles ficam juntos em Gusu. Essa obra é incrível mesmo!

    ResponderExcluir
  4. É completamente incrivel! Eu amei no começo eu não tinha entendido muito bem mais depois de assisti muito e pesquisa achei incrível!!!❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤

    ResponderExcluir
  5. Realmente esse daroma me envolveu e está me cativando a cada episódio assistindo; gostaria muito de achar o livro para poder ler também mais não estou encontrando poderiam me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.wattpad.com/541135785-mo-dao-zu-shi-grandmaster-of-demonic-cultivation

      esse e o link onde vc poer ler a novel

      Excluir
  6. Alguém poderia me dizer em qual ep acaba os flashback?

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.