[Resenha] Lumberjanes Vol.1 (ao Vol.4), de Noelle Stevenson e outros

Noelle Stevenson

Lumberjanes, criada por Shannon Watters, Grace Ellis, Brooklyn A. Allen e Noelle Stevenson (She-Ra e as Princesas do Poder) e publicada lá fora pela Boom! Studios, segue a história de um grupo composto por cinco garotas distintas em um acampamento onde elas enfrentam as mais diversas -  e estranhas - criaturas, desde deuses até serpentinas gigantes que habitam as profundas águas que permeiam as suas habitações.

Entre os quatro volumes, disponíveis em inglês pelo serviço Kindle Unlimited e em português em versão física na loja da Amazon, descobrimos mais - enquanto adentramos junto de April, Jo, Mal, Molly e Ripley em suas aventuras - sobre essas garotas tão determinadas e amigas, podendo ver como se conheceram, suas famílias, o passado do acampamento e o desenvolvimento de um romance entre duas delas.

De um desenvolvimento tão cuidadoso, impossível de não se encontrar caído de amores, é perceptível a paixão pelo projeto de quem o escreve. Como se fosse instintivo, você se encontra conectado aos personagens e é como se os conhecesse e realmente fossem amigos seus. Ter esse tipo de conectividade com personagens tão reais, mas ao mesmo tempo em uma realidade tão desconexa à nossa é uma experiência que todos deveriam ter e prezar em uma leitura.

E parte dessa sensação para com a história deve-se também à grande representatividade presente nas páginas; vivência trans, família composta por duas pessoas do mesmo gênero e romances não-hétero são facilmente vistos e abordados dentro desses quatro volumes, aproximando aqueles que ainda não puderam compreender ou não pertencem às determinadas minorias uma visão normalizada (e real) das mesmas, e fornecendo um espaço acolhedor e calmamente gostoso para aqueles que não o tem.

Além disso (e reforçando isso), Lumberjanes ganhou dois prêmios ainda em 2015 pela Eisner Awards por "Melhor Série Nova" e "Melhor Publicação para Jovens", sendo ainda indicada em 2015, 2017 e 2018 pela GLAAD para a categoria de "Comic Book Excepcional". Então acredito que reforcei bem que motivos não faltam para você abrir essa carteira e ir gastar com essas belezuras.

Ficha Técnica

     

     

Nome: Lumberjanes
Autores: Shannon Watters, Grace Ellis, Brooklyn A. Allen e Noelle Stevenson
Editora: Boom! Studios (estrangeira), Devir (brasileira).
Onde comprar: Amazon.

Jota Albuquerque

Jota é mais um jovem adulto vagando pela vida sem a menor ideia do que está fazendo (ou acontecendo). Tradutor Intérprete em formação, também pensa em se meter com Ciências Políticas e/ou Cinema. Um ser necessitado de paciência e autopreservação, ele é também um paulistano romântico viciado em pesquisas. Se tiver dúvidas de onde encontra-lo, é só seguir as trilhas de discussões políticas que há por aí.

[Resenha] Lumberjanes Vol.1 (ao Vol.4), de Noelle Stevenson e outros [Resenha] Lumberjanes Vol.1 (ao Vol.4), de Noelle Stevenson e outros Reviewed by Jota Albuquerque on fevereiro 04, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.