Lumberjanes, criada por Shannon Watters, Grace Ellis, Brooklyn A. Allen e Noelle Stevenson (She-Ra e as Princesas do Poder) e publicada lá fora pela Boom! Studios, segue a história de um grupo composto por cinco garotas distintas em um acampamento onde elas enfrentam as mais diversas - e estranhas - criaturas, desde deuses até serpentinas gigantes que habitam as profundas águas que permeiam as suas habitações.
Entre os quatro volumes, disponíveis em inglês pelo serviço Kindle Unlimited e em português em versão física na loja da Amazon, descobrimos mais - enquanto adentramos junto de April, Jo, Mal, Molly e Ripley em suas aventuras - sobre essas garotas tão determinadas e amigas, podendo ver como se conheceram, suas famílias, o passado do acampamento e o desenvolvimento de um romance entre duas delas.
De um desenvolvimento tão cuidadoso, impossível de não se encontrar caído de amores, é perceptível a paixão pelo projeto de quem o escreve. Como se fosse instintivo, você se encontra conectado aos personagens e é como se os conhecesse e realmente fossem amigos seus. Ter esse tipo de conectividade com personagens tão reais, mas ao mesmo tempo em uma realidade tão desconexa à nossa é uma experiência que todos deveriam ter e prezar em uma leitura.
E parte dessa sensação para com a história deve-se também à grande representatividade presente nas páginas; vivência trans, família composta por duas pessoas do mesmo gênero e romances não-hétero são facilmente vistos e abordados dentro desses quatro volumes, aproximando aqueles que ainda não puderam compreender ou não pertencem às determinadas minorias uma visão normalizada (e real) das mesmas, e fornecendo um espaço acolhedor e calmamente gostoso para aqueles que não o tem.
Além disso (e reforçando isso), Lumberjanes ganhou dois prêmios ainda em 2015 pela Eisner Awards por "Melhor Série Nova" e "Melhor Publicação para Jovens", sendo ainda indicada em 2015, 2017 e 2018 pela GLAAD para a categoria de "Comic Book Excepcional". Então acredito que reforcei bem que motivos não faltam para você abrir essa carteira e ir gastar com essas belezuras.
Ficha Técnica
Nome: Lumberjanes
Autores: Shannon Watters, Grace Ellis, Brooklyn A. Allen e Noelle Stevenson
Editora: Boom! Studios (estrangeira), Devir (brasileira).
Onde comprar: Amazon.
- Em inglês: Vol.1 (capa comum), Vol.2 (capa comum), Vol.3 (capa comum), Vol.4 (capa comum).
- Em português: Vol.1 (capa comum), Vol.2 (capa comum), Vol.3 (capa comum), Vol.4 (capa comum).
[Resenha] Lumberjanes Vol.1 (ao Vol.4), de Noelle Stevenson e outros
Reviewed by Jota Albuquerque
on
fevereiro 04, 2020
Rating:
![[Resenha] Lumberjanes Vol.1 (ao Vol.4), de Noelle Stevenson e outros](https://1.bp.blogspot.com/-Ln1BTLzqGEA/XhpI-oDik1I/AAAAAAADFzM/TXDb9HW5J6YWesj4L6bz-AqMoAb4iKTjQCLcBGAsYHQ/s72-c/Design%2Bsem%2Bnome.png)
Nenhum comentário: