5 dicas básicas de marketing para escritores

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Ajude a promover seu trabalho com estas 5 dicas fáceis de marketing

Tenho problemas com novos escritores, principalmente com escritores autopublicados. Não por causa de seu trabalho, mas sim por algo que todo feirante e digital influencer sabe: para vender precisa promover. Observando e pesquisando novos autores nacionais percebi que falta entre os profissionais da escrita o tino do que o conhecimento básico de marketing pessoal pode fazer para alavancar seu trabalho. Por isso decidi usar meus quase 15 anos de experiência como profissional de comunicação, publicidade e marketing e compartilhar cinco dicas de marketing para os escritores, pois como disse as escritoras Becky Wicks e Sarah Alderson:

Ser um autor de sucesso hoje em dia significa saber como comercializar e promover a si mesmo e a seu livro, e não importa se você é tradicionalmente publicado ou está seguindo o caminho da indie / autopublicação. 


Crie um site de autor

Seu site deve ser uma ferramenta de marketing que serve como o centro de toda a sua atividade on-line. Ele é a plataforma central que agregará toda a informação sobre o seu trabalho oferecendo conteúdo para conhecer seu trabalho. Use uma plataforma como WordPress, Blogger ou Wix para criar facilmente um site. Se você já tinha um blog você pode usá-lo como mais uma plataforma para o seu trabalho ou repagina-lo, pois nada tira a necessidade de um site. Certifique-se que seu site esteja otimizado para SEO.

Site do escritor Bráulio Bessa
O site do escritor Bráulio Bessa é muito eficiente, pois tem URL próprio, design simples e moderno de fácil navegação. Construído em uma única página o site segue a tendência atual entre escritores e designers. Atenção que as áreas de agenda e contato estão destacadas.


Cadastre seu perfil de autor no Skoob e GoodReads

Existem diversas plataformas de leitores, mas primeiramente atenha-se as principais: Skoob e GoodReads. A primeira é brasileira e a segunda gringa, mas são bastantes similares pois reúnem milhares de leitores, ou seja, potenciais consumidores do seu trabalho. Não esqueça de linkar nas plataformas o endereço do seu site. 

Perfil no Skoob da escritora Tammy Luciano
O perfil da escritora Tammy Luciano no Skoob foi criado pela mesma em 2010 e possui link para o seu site e página na Wikipédia - criar uma página na Wikipédia é ótimo, mas a chance de exclusão é muito alto se você não for mega famoso, conforme falei em uma edição do Navegando Por Aí. Caso sua página na Wikipédia seja excluída não se acanhe, refaça. Em breve darei dicas de como minimizar as chances de exclusão. 


Reivindique seus perfis de mídia social 

Pegue seu nome de usuário no Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest, Tumblr, LinkedIn ou qualquer outra mídia social onde seu público-alvo esteja. Mesmo que você não tenha perfis ativos em cada mídia social, pelo menos, reivindique seu nome e direcione as pessoas que visitam seu site para o perfil de mídia social mais ativo. Por sinal, Facebook, Pinterest e Instagram possuem a opções de perfis corporativos que oferecem acesso à dados que podem ajudá-lo a mensurar como anda sua presença. Ao escolher seu nome de perfil procure uniformização, caso seu nome seja muito popular, por exemplo Maria Silva, deve ser complicado conseguir reivindicar em todas as mídias, então não se acanhe crie um pseudônimo ou brinque com a nomenclatura, mas procure padronizar, pois isso favorece que seus perfis apareçam nos primeiros lugares nos sistemas de busca quando alguém pesquisar sobre você. 


Invista em fotografia

Tem muito escritor que não investe em fotos, tanto suas quanto de seu trabalho, o que é um tiro no pé. Em tempos de Instagram é muito fácil pensar que qualquer foto sua serve para ilustrar quem é você, mas isso não é verdade - caso um jornal ou blog entre em contato solicitando uma foto para ilustrar uma matéria sobre seu trabalho não envie aquela foto recortada do churrasco sem nenhum tipo de tratamento - exceto se for um churrasco entre escritores ou você escreve sobre churrasco, mesmo assim, o ideal é que a foto receba um tratamento de iluminação e cores. Contrate um fotógrafo profissional para uma sessão de fotos suas em diversas poses e em vários cenários, caso não tenha grana para investir em um profissional procure alguém que entenda de fotografia. Não esqueça de disponibilizá-las em seu site e perfis nas redes sociais. 

A escritora mineira Lavínia Rocha disponibiliza em sua fanpage no Facebook diversas fotos que destacam sua personalidade e expõem claramente seu trabalho.


Invista em peças de comunicação e materiais gráficos 

Releases, mini currículos, marcadores, calendários, planners, etc. - A infinidade de material gráfico que você pode oferecer é enorme e vai depender muito da sua disponibilidade, mas tem dois que são essenciais: a capa e uma amostra em PDF do seu livro. Pensar que todo mundo pode pegar a imagem de capa na Amazon ou Google Imagens só demonstra sua falta de conhecimento em relação a design. Não adianta nada investir em uma capa atraente se não é possível encontrá-la em alta resolução. Cansei de deixar de lado a criação de imagens de divulgação porque não encontrei em nenhum lugar a capa em qualidade suficiente para trabalhar com ela. Disponibilize em seu site a capa em versão web (.jpg), alta resolução (.png) e em 3D. Já disponibilizar uma amostra em PDF do seu livro é uma excelente forma de distribuir seu trabalho sem perder controle sobre os direitos autorais. Na última página da amostra inclua um link para a compra da cópia completa. Serviços de armazenamento e compartilhamento de arquivos como Google Drive, MEGA e 4Shared são gratuitos.

Editora Sextante - Livro The Beatles
A editora Sextante disponibiliza em seu site a capa de todo seu catálogo em versão 3D, web e HD, além de uma amostra do livro em PDF para leitura.

Quer mais dicas de marketing para promover seus livros? Comente o que mais você deseja saber.


Elilyan

Elilyan é uma leitora compulsiva que fala e pensa demais. No resto é super moderada. Escreve sobre livros, cinema, TV, música, sexo, arte, tecnologia e qualquer outra coisa que passe por sua mente insana. Para ler todos os textos da maluca bastar acessar a tag Elilyan Andrade. Se quiser fazer parte do hospício basta segui-la no Twitter e Instagram @elilyan.

5 dicas básicas de marketing para escritores 5 dicas básicas de marketing para escritores Reviewed by Elilyan on outubro 29, 2019 Rating: 5

Um comentário:

  1. Adorei! Vi a publicação no instagram, entrei para ver as dicas e anotar para seguir. Estava adorando ver que você também deixava exemplos e me senti lisonjeada quando me vi entre eles! Obrigada pela postagem, muito útil!

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