Ouvindo por aí: a trilha sonora de Fleabag

Ouvindo por aí: a trilha sonora de Fleabag

Fleabag é uma série britânica da BBC/Amazon Prime que recentemente se tornou a queridinha de muita gente por causa de seu roteiro afiado e personagens cativantes. Para mais informações confira crítica escrita pela Carol aqui. Apesar de um bom roteiro ser uma das chaves para o sucesso, outros fatores devem ser colocados na balança, um deles é a trilha sonora. 

A compositora Isobel Waller-Bridge, irmã de Phoebe Waller-Bridge, criadora e protagonista de Fleabag, é a responsável pela eclética trilha sonora da série. Além de Fleabag, a compositora formada em música pela Universidade de Edimburgo, antes de passar para um mestrado no Kings College London e estudar na Royal Academy of Music, tem no currículo o mega sucesso da Netflix Black Mirror (o episódio da Miley Cyrus), o drama da BBC The Split, a adaptação para TV de The ABC Murders, estrelada por John Malkovich como Hercule Poirot, a minissérie Vanity Fair, da ITV/Amazon Prime e o longa-metragem de 2018, Vita & Virginia, que apresenta o famoso caso de amor entre o ícone literário Virginia Woolf e a autora Vita Sackville-West. Tal qual a irmã, Isobel Waller-Bridge já conquistou prêmios como Melhor Compositor no Underwire Film Festival e Melhor Designer de Som no Off West End Theatre Awards.

Isobel Waller-Bridge e Phoebe Waller-Bridge CRÉDITO: DAVID M. BENETT / GETTY IMAGES EUROPA
A compositora Isobel Waller-Bridge com a irmã Phoebe Waller-Bridge, criadora e protagonista da série Fleabag (Foto: DAVID M. BENETT / GETTY IMAGES EUROPA) 

Trabalhando em uma ampla variedade de gêneros musicais, Isobel se move perfeitamente entre música orquestral, design de som eletrônico, experimental e composição de músicas. A personalidade musical da compositora é bastante característico da trilha sonora de Fleabag. De Jennifer Lopez, passando pela Royal Philharmonic Orchestra London e chegando ao cume com uma música de coral com letras cheia de palavras latinas ou gregas para partes íntimas do corpo, repetidas em vários intervalos, a trilha sonora de Fleabag é uma aventura magistralmente construída por alguém que domina bem momentos de silêncio e som. 

Waller-Bridge usou os silêncios e o poder da música para criar a tensão e o drama em cada cena. O principal objetivo da música na TV e no cinema é apoiar a história, a atmosfera. A música precisa se adequar ao ritmo do filme ou programa. Em Fleabag a trilha sonora é um elemento de apoio que ajuda na construção da narrativa. “Como é uma comédia física e, na escrita, não há uma batida que seja extraviada, o silêncio faz parte da trilha sonora real. Queríamos usá-lo com moderação, porque só precisava ter o tipo certo de impacto todas as vezes. Porque às vezes é muito, muito dramático e precisa ser.”, disse Isobel Waller-Bridge para IndieWire.


Assim como Phoebe Waller-Bridge está ajudando a mudar a indústria cinematográfica e televisiva ao criar conteúdos focados em protagonistas femininas, podemos dizer que Isobel segue também os passos da irmã, pois de cabeça quantas compositoras de trilhas sonoras você conhece? 

Não somos realmente ensinados sobre compositoras, apenas Mozart, Beethoven e todos os caras. Talvez haja uma suposição de que não seja um plano de carreira, e talvez as pessoas pensem que você precisa ter uma mente realmente técnica. Mas, na verdade, para escrever uma música, você só precisa de imaginação e habilidade. Agora eu conheço muitas compositoras, é como se fossemos uma gangue, de uma maneira legal. A paisagem está mudando e eu sinto parte disso. Já parece muito diferente para pessoas da minha idade. - Isobel Waller-Bridge

Trilha sonora da segunda temporada de Fleabag, Isobel Waller-Bridge.
Imagem: Dubois Records

01
. Frank Sinatra – Strangers In The Night [The Frank Sinatra Collection]
02. Gabriel Marchisio – More Days on Week
03. Angus MacRae – Mirror Lake
04. Margaret Rizza & Kevin Mayhew Ltd – Veni, Lumen Cordium
05. The Gloaming – Allistrum’s March
06. Alabama Shakes – This Feeling
07. The Gloaming – The Sailor’s Bonnet
08. Jennifer Lopez,Jadakiss,Styles P. – Jenny from the Block (Track Masters Remix)
09. Academy Of Ancient Music,Stephen Cleobury,Choir of King’s College, Cambridge – Requiem, K. 626: Lacrimosa
10. Moscow RTV Large Symphony Orchestra,Karen Khatchaturian – Masquerade Suite: I. Waltz
11. Will Grove-White – I Can’t Stop Crying
12. AWOLNATION – Sail
13. Cambridge Singers – The Lord bless you and keep you
14. New York Jazz Lounge – A Distant Dream
15. Royal Philharmonic Orchestra London – The Prince of Denmark’s March (Trumpet Voluntary In D Major) 

Elilyan

Elilyan é uma leitora compulsiva que fala e pensa demais. No resto é super moderada. Escreve sobre livros, cinema, TV, música, sexo, arte, tecnologia e qualquer outra coisa que passe por sua mente insana. Para ler todos os textos da maluca bastar acessar a tag Elilyan Andrade. Se quiser fazer parte do hospício basta segui-la no Twitter e Instagram @elilyan.

Ouvindo por aí: a trilha sonora de Fleabag Ouvindo por aí: a trilha sonora de Fleabag Reviewed by Elilyan on setembro 12, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.