10 filmes dirigidos por mulheres para conferir em 2019, de 'Frozen 2' a 'Adoráveis Mulheres'

Colagem 10 filmes dirigidos por mulheres para conferir em 2019

De acordo com o mais recente estudo “Boxed In” do Centro para o Estudo da Mulher na Televisão e no Cinema da Universidade Estadual de San Diego (SDSU) foi observado melhorias na representação feminina na frente e atrás da câmera em 2018-19, mas muito trabalho ainda precisa ser feito em Hollywood. “Em 2018-19, as mulheres representavam 26% dos diretores. Esta é uma alta histórica, acima dos 17% em 2017-18. No entanto, os homens continuam a dirigir a grande maioria dos programas. Nesse contexto, 'alta histórica' ainda significa que os homens superam as mulheres de 3 a 1 neste papel.”, observou Martha Lauzen, diretora executiva do Centro. 

O estudo observou que 96% dos programas considerados não tinham diretoras de fotografia, 79% não tinham diretoras, 77% não tinham editoras e 77% não tinham criadoras.

Quando se trata de papéis de "guardião", como criadores e produtores executivos, esse número também aumentou. As criadoras de mulheres aumentaram de 22% em 2017-18 para 25% em 2018-19. A porcentagem de mulheres executivas aumentou de 26% em 2017-18 para 30% em 2018-19.

2019 é o primeiro ano em que todos os grandes estúdios de Hollywood estão lançando pelo menos um filme dirigido por uma mulher, e a lista do segundo semestre do ano tem muitas mulheres contribuindo com filmes, desde animações a possíveis candidatos ao Oscar.

Confira a lista de 10 filmes dirigidos por mulheres para conferir nos cinemas:

"Hustlers” - Lorene Scafaria (EUA: 13 de setembro | Brasil: 5 de dezembro)

Hustlers - Lorene Scafaria and Jennifer Lopez
 A diretora Lorene Scafaria com Jennifer Lopez no set de Hustlers. (Imagem: Barbara Nitke para The Hollywood Reporter) 

A diretora Lorene Scafaria se esforçou para encontrar um patrocinador de última hora para seu filme de stripper, que conta com Constance Wu e Jennifer Lopez no elenco. Em entrevista para a Hollywood Reporter a cineasta afirmou que estava preocupada com o fato de ser solicitada a simplificar algumas das questões de gênero que estava tentando explorar.

O drama criminal é baseado em uma história verdadeira sobre uma equipe de strippers que seduziram e roubaram a elite de Wall Street após a recessão de 2008.


Jill Culton - "Abominável" (26 de setembro) 


Escrita e dirigida por Jill Culton (O Bicho vai Pegar), a animação Abominável conta a história de Yi, uma menina que faz amizade com um Yeti, criatura mágica conhecida por habitar as montanhas himalaias. Na companhia de Jin e Peng, a nova dupla de amigos embarca em um aventura rumo ao Monte Evereste.

A animação produzida pela DreamWorks Animation além de contar com a direção de Jill Culton conta com a produção de Suzanne Buirgy (Como Treinar o Seu Dragão e Kung Fu Panda 2). Mais girl power


“As Panteras” - Elizabeth Banks (14 de novembro) 

As Panteras - Elizabeth Banks, Kristen Stewart, Naomi Scott e Ella Balinska
A diretora e atriz Elizabeth Banks com as protagonistas de "As Panteras", Kristen Stewart, Naomi Scott e Ella Balinska. (Imagem: Sony Pictures)

Elizabeth Banks ganha cada vez mais espaço como diretora. \o/ Após o mega sucesso de “Pitch Perfect 2” a também atriz está de volta a cadeira de direção com o reboot de As Panteras. O elenco do filme conta com Kristen Stewart, Naomi Scott e Ella Balinska e promete ser um dos grandes sucessos do ano. 


“Harriet” - Kasi Lemmons (EUA: 1º de novembro | Brasil: 6 de fevereiro de 2020)


Harriet é um drama biográfico dirigido por Kasi Lemmons, que também co-escreveu o roteiro ao lado de Gregory Allen. O filme conta a história de Harriet Tubman, ativista política que, durante a Guerra Civil americana, ajudou centenas de escravos a fugirem do sul dos Estados Unidos, logo depois que ela mesma tivesse conseguido escapar da escravidão, no ano de 1849.

O elenco da cinebiografia conta com nomes como Cynthia Erivo, Janelle Monae e a estrela de Hamilton, Leslie Odom Jr.


“Honey Boy” - Alma Har'el (EUA: 8 de novembro | Brasil: sem data de lançamento)

Alma Har'el, director and cast “Honey Boy”
Alma Har'el (a ruiva de cabelos cacheados), diretora de “Honey Boy” também foi responsável pelo curta-metragem, JellyWolf, para a Chanel, que a Elle Magazine descreveu como “o filme de moda mais ousado de todos os tempos”. (Imagem: Festival de Sundance)

Quem disse que mulheres tem que apenas contar histórias sobre mulheres? A diretora israelense Alma Har'el após lutar contra o preconceito no setor de publicidade dirige Honey Boy, filme escrito e estrelado por Shia LaBeouf. A trama é uma reflexão de LaBeouf sobre sua própria vida como ator infantil. O ator interpreta um personagem baseado em seu pai abusivo. O filme ainda conta com FKA Twigs no elenco. 


“A Beautiful Day in the Neighborhood” - Marielle Heller (EUA: 22 de novembro | Brasil: 23 de janeiro de 2020)

A Beautiful Day in the Neighborhood - Marielle Heller and Tom Hanks
 A diretora Marielle Heller com o ator Tom Hanks no set de A Beautiful Day in the Neighborhood (Imagem: Sony Pictures)

Dirigido pela elogiada diretora Marielle Heller (cujo último projeto foi “Poderia Me Perdoar?” que rendeu a indicação ao Oscar para Melissa McCarthy). O drama biográfico conta com um roteiro de Micah Fitzerman-Blue e Noah Harpster baseado no artigo da Esquire Can You Say... Hero? por Tom Junod.


“Frozen II” - Jennifer Lee (EUA: 23 de novembro | Brasil: 2 de janeiro de 2020)

“Frozen II” - Jennifer Lee
Imagem: Walt Disney Animation Studios

Jennifer Lee se unirá novamente a Chris Buck para trazer Anna e Elsa de volta à tela grande. "Frozen" catapultou Jennifer Lee para o topo dos animadores, e no ano passado ela foi nomeada a nova diretora criativa do Walt Disney Animation Studios.


“Queen & Slim” - Melina Matsoukas (EUA: 29 de novembro | Brasil: 30 de janeiro de 2020) 


A estreia da diretora Melina Matsoukas conta a história de um homem negro (Daniel Kaluuya) e uma mulher negra (Jodie Turner-Smith) quando são parados por uma pequena infração de trânsito. A situação aumenta e o personagem de Kaluuya mata o policial em legítima defesa. Eles são forçados a fugir, mas logo o incidente, capturado em vídeo, se torna viral. 

No início deste ano, Matsoukas recebeu a Medalha Franklin J. Schaffner Alumni da AFI.


“Clemency” - Chinonye Chukwu (EUA: 27 de dezembro | Brasil: sem data de lançamento) 

Alfre Woodard, estrela de Clemency , e a diretora do filme, Chinonye Chukwu.
Alfre Woodard, estrela do filme Clemency, e a diretora do filme, Chinonye Chukwu. (Imagem: Paul Sarkis)

O filme “Clemency” foi consagrado no Festival de Sundance recebendo o prêmio do Grande Júri e tremendos elogios, o que já o faz sair na frente entre os filmes que prometem ganhar destaque na próxima temporada de premiações. 

A diretora Chukwu se tornou a primeira mulher negra a ganhar esse prêmio. O filme conta a história da diretora da prisão que supervisiona os presos no corredor da morte e como seu trabalho lhe afeta psicologicamente. 


“Adoráveis Mulheres” - Greta Gerwig (EUA: 25 de dezembro | Brasil: sem data de lançamento)

Little Women - Emma Watson and Greta Gerwig
Greta Gerwig dirige a atriz Emma Watson na oitava adaptação do livro Mulherzinhas, de Louisa May Alcoot. (Imagem: Wilson Webb para Vanity Fair)   

Assim como “Clemency”, promete “Adoráveis Mulheres” agitar a temporada de premiações. A diretora Greta Gerwig anda em alta após a indicação ao Oscar por Lady Bird e com o elenco estelar de “Adoráveis Mulheres” é bastante provável que o filme ganhe destaque. A oitava adaptação do romance Mulherzinhas, escrito por Louisa May Alcott tem Saoirse Ronan, Emma Watson, Timothée Chalamet, Meryl Streep e Laura Dern no elenco.

Com tantas variedades de gêneros de filmes não tem desculpa para deixar de apoiar o trabalho das diretoras que estão trabalhando para mudar o cenário de Hollywood. 

Elilyan

Elilyan é uma leitora compulsiva que fala e pensa demais. No resto é super moderada. Escreve sobre livros, cinema, TV, música, sexo, arte, tecnologia e qualquer outra coisa que passe por sua mente insana. Para ler todos os textos da maluca bastar acessar a tag Elilyan Andrade. Se quiser fazer parte do hospício basta segui-la no Twitter e Instagram @elilyan.

10 filmes dirigidos por mulheres para conferir em 2019, de 'Frozen 2' a 'Adoráveis Mulheres' 10 filmes dirigidos por mulheres para conferir em 2019, de 'Frozen 2' a 'Adoráveis Mulheres' Reviewed by Elilyan on setembro 28, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.