Ouvindo por aí: a trilha sonora de Um Lugar Chamado Notting Hill

Um Lugar Chamado Notting Hill (1999 film) | Trilha Sonora

A trilha sonora de Um Lugar Chamado Notting Hill é tão emblemática que é encontrada em toda lista de melhores trilhas sonoras de filmes românticos. 

Se você é um cinéfilo amante de boa música, você já deve ter relacionado que os filmes britânicos normalmente possuem trilhas sonoras dignas de nota, principalmente se for comédia romântica. Não é à toa que Um Lugar Chamado Notting Hill há 20 anos conquistou um lugar de destaque na cultura pop. O filme que conta a história de amor entre William Thacker (Hugh Grant), dono de pequena livraria especializada em livros de turismo, e a mega estrela de Hollywood Anna Scott (Julia Roberts) tem uma trilha sonora que conta com Elvis Costello, Shania Twain e Al Green.

Julia Roberts e Hugh Grant no filme Um Lugar Chamado Notting Hill
Um Lugar Chamado Notting Hill é um filme estadunidense/britânico, por isso existem duas versões da trilha, uma britânica e outra americana. (Imagem: Universal Pictures)

As canções que compõem a soundtrack de Um Lugar Chamado Notting Hill são tão entrelaçadas ao roteiro que logo nos minutos iniciais do filme podemos perceber como a música auxilia na construção da narrativa. A história começa com a canção She, mas na interpretação da lenda francesa Charles Aznavour. She, na verdade é Tous les visages de l'amour, a versão original em francês que foi lançada em 1974 e que de tão famosa, ganhou uma versão em inglês. Originalmente, a versão de She com os vocais de Aznavour foi usada no filme, mas as audiências americanas de teste não gostaram, o que resultou com Richard Curtis (roteirista do filme) trazendo Elvis Costello para gravar uma versão cover da canção. 



Em 1999, a mania da boy band ainda não tinha atingido o seu auge, mas o mundo definitivamente estava começando a apreciar o som (houve alguma época onde boy/girl band não forma sucesso?). A trilha sonora oficial de Um Lugar Chamado Notting Hill contou com duas boy bands britânicas, 98 Degrees e Boyzone. 98 Degrees teve sua música I Do (Cherish You) incluída no álbum e Boyzone contribuiu com No Matter What. Ambas as canções são baladas que ajudam a manter o romance em mente.

Um fato interessante é a quantidade de covers que a trilha sonora possui. Além de She, When You Say Nothing At All, que na soundtrack ganha os vocais do cantor irlandês Ronan Keating (que também era vocalista da boy band Boyzone), fez sucesso a primeira vez em 1988, com Keith Whitley, que o levou ao topo da parada da Billboard Hot Country Singles. Outro cover que destaco é How Can You Mend A Broken Heart, do Bee Gees, que na trilha é interpretada por Al Green (essa versão fez tanto sucesso que apareceu na trilha sonora de outros quatros filmes).


Nem só de covers e remixes é formada a soundtrack de Um Lugar Chamado Notting Hill. O compositor sul-africano Trevor Jones, que é reconhecido por sua capacidade de criar música com profundidade e emoção, compôs uma partitura que teve trechos usados ao longo do filme. A partitura foi dividida em duas músicas para a trilha sonora (Will and Anna e Notting Hill).


Soundtrack Notting Hill (1999 film) | Universal Pictures
Imagem: Universal Pictures


01. Another Level – From The Heart
02. Ronan Keating – When You Say Nothing At All
03. Elvis Costello – She
04. Al Green – How Can You Mend A Broken Heart
05. Texas – In Our Lifetime
06. 98° – I Do (Cherish You)
07. Pulp – Born To Cry
08. Lighthouse Family – Ain’t No Sunshine
09. Shania Twain – You’ve Got A Way (Notting Hill Remix)
10. Spencer Davis Group – Gimme Some Lovin
11. Trevor Jones – Will And Anna (Score)
12. Trevor Jones – Notting Hill (Score)
13. Bill Withers – Ain’t No Sunshine

Elilyan

Elilyan é uma leitora compulsiva que fala e pensa demais. No resto é super moderada. Escreve sobre livros, cinema, TV, música, sexo, arte, tecnologia e qualquer outra coisa que passe por sua mente insana. Para ler todos os textos da maluca bastar acessar a tag Elilyan Andrade. Se quiser fazer parte do hospício basta segui-la no Twitter e Instagram @elilyan.

Ouvindo por aí: a trilha sonora de Um Lugar Chamado Notting Hill Ouvindo por aí: a trilha sonora de Um Lugar Chamado Notting Hill Reviewed by Elilyan on agosto 22, 2019 Rating: 5

2 comentários:

  1. A do rooooo!!!
    Filme maravilhoso e trilha sonora melhor ainda.
    Obrigada por me deixar fazer parte dessa viagem!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.