5 livros da Agatha Christie para conhecer

5 livros da Agatha Christie para conhecer

Que a Agathona Christie é a rainha do crime, todo mundo sabe. A maioria das pessoas sabe dizer o nome de pelo menos um livro dela, que geralmente é o Assassinato no Expresso do Oriente - inclusive sua versão cinematográfica mais recente foi estrelada pelo INOMINÁVEL e que me recusei a ver por este motivo. O fato é que a autora tem pelo menos uns sessenta e dois livros publicados, ou seja::: tem muuuita história de todos os jeitos pra ser lida. E como sou a louca dos mistérios e romances policiais, resolvi trazer alguns livros desconhecidos da Agatha que me marcam até hoje, mesmo anos depois de ter lido (sim, eu li a maioria na adolescência. Eu era meio doida, risos).

MAS antes de começar, queria compartilhar duas infos que encontrei enquanto pesquisava pra esse post. A primeira delas é que com relação às cópias vendidas pelo mundo, a mulher só fica atrás do Shakespeare e da Bíblia!!!! E o que achei mais doido: um belo dia o primeiro marido falou que tinha uma amante e ia largar ela. Agatha pegou uma mala, entrou no carro e passou ONZE DIAS sumida, mobilizou a Inglaterra inteira na busca....pra no fim ser encontrada em um hotel toda serelepe, sob um nome falso e quando fizeram contato com ela, disse ter perdido a memória. Agora, será que é verdade??? Gente, a própria vida da autora tem tramas dignas de um livro da própria HAHAHAHAHA.

Enfim, como prometido, segue a lista com os cinco livros que mais me marcaram e são super desconhecidos do público em geral.

> O Homem do Terno Marrom


O Homem do Terno Marrom - Agatha Christie Coloquei esse em primeiro lugar propositalmente pois ele tem tudo o que amo em histórias: uma mocinha corajosa e que sabe se virar, um mocinho misterioso e um tanto suspeito, crimes, investigação e muita treta. Anne Beddingfield é filha de um arqueólogo que faleceu recentemente e agora precisa se virar na vida, de modo que vai atrás de emprego em Londres. É aí que tudo fica doido: ela vê um cara morrendo nos trilhos do metrô e um misterioso homem do terno marrom examinando o morto. Logo depois outro assassinato e mais uma vez o mesmo homem. Como ela é doida, resolve partir pra uma investigação por conta própria e acaba se metendo numa confusão que olha....a menina vai parar até na África do Sul.

Esse livro é simplesmente MARAVILHOSO e toda vez que vejo o nome ou a capa sou dominada por uma vontade quase incontrolável de reler. Esse ano hei de conseguir.


> O Mistério dos Sete Relógios


O Mistério dos Sete Relógios - Agatha Christie Uma galerinha jovem tá hospedada na famosa Mansão Chimneys (entenda porquê é famosa mais embaixo) e entre eles tem um notório dorminhoco. Aí é claro que resolvem sacanear a criatura e colocaram oito relógios pra despertar no mesmo horário, pra ver se o moço acordava na hora certa. Pois bem. No dia seguinte encontram o homem MORTO, um dos relógios desaparecidos e uma misteriosa carta escrita pelo finado. Eita???

Esse tá na lista de prioridades pra releitura pois todas as resenhas mencionam que o final é surpreendente e eu de fato lembro de ter ficado CHOCADA com o final. O problema é que eu NÃO LEMBRO como é esse final, risos. Ainda sim indico pois sei que é dos bons e ainda tem personagens que apareceram em outro livro.  


> E no Final a Morte


E no Final a Morte - Agatha Christie Eu não dava nada por esse livro, porém peguei emprestado na biblioteca mesmo assim pois a premissa era interessante: um crime, claro, mas se passando no Antigo Egito!! Então basicamente ao longo da história você mergulha nessa cultura, aprende várias coisas (pois a moça não brinca em serviço e se baseia todinha em documentos históricos e achados arqueológicos) e ainda acaba se apegando aos personagens. É o livro mais diferente da Agatha Christie que eu já li e, sinceramente, o mais incrível.






> O Segredo de Chimneys


O Segredo de Chimneys - Agatha Christie Lembra da mansão onde rola o assassinato dos sete relógios lá em cima? Pois é, parece que o lugar atrai essas coisas pois antes disso teve outra trama misteriosa, mas dessa vez digna de filmes de espionagem. Um moço que não pisa na Inglaterra há eras acaba tendo que voltar pra lá pra cumprir duas missões: entregar um manuscrito a uma editora e uma carta chantagista a uma moça. No fim das contas ele não cumpre NENHUMA e se vê no meio de dois assassinatos, sendo um dos falecidos um PRÍNCIPE justamente na famigerada mansão e que parecem estar interligados....a ele.

Gosto desse livro porque é uma bagunça só de gente suspeita, vários tipos de crimes, gente que não é policial querendo investigar, flertes e umas tramas amorosas. Inclusive lembro de ter um shipp, mas não lembro se foi bem sucedido - provavelmente não, pois Agathona é muito cínica com romances. Acho que foi a única coisa que não me deixou completamente satisfeita com o final.


> Um Crime Adormecido


Um Crime Adormecido - Agatha ChristieFiquei bem na dúvida entre vários títulos pra fechar essa lista, mas no fim das contas acabei ficando com essa história pois fiquei com uma impressão bem forte dele até hoje. Um casal jovem chega numa casa do sul da Inglaterra e a moça começa a reconhecer os cômodos, o lugar parece familiar...com o passar do tempo, a Helen começa a ter flashes da infância e sonhos que indicam um possível ASSASSINATO!!

É incrível como a história segue o ritmo do título, mas não num sentido negativo - as coisas vão se desenrolando sutilmente, da forma como a gente pega no sono sem nem perceber. Tem uma vibe super etérea e o tempo inteiro você não sabe se a mulher tá surtada ou se realmente tem a lembrança de um crime no inconsciente dela que tá vindo à tona. Só sei que no final eu fiquei absolutamente passadaaaaa e também maravilhada com a mente dessa autora, meu deus. Que mulher.



Isabelle Fernandes

Mais conhecida como Bells, é psicóloga, pesquisadora e praticante de taekwondo nas horas vagas. É mãe de três gatos, trata os livros como se fossem relíquias e divide o tempo entre ler artigos científicos e mapas astrais

5 livros da Agatha Christie para conhecer 5 livros da Agatha Christie para conhecer Reviewed by Isabelle Fernandes on agosto 24, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.