Chernobyl e a reflexão sobre o maior acidente da história da humanidade



Em 26 de abril de 1986 ocorreu o maior acidente nuclear da história da humanidade. Uma explosão na usina de Chernobyl, na antiga União Soviética (hoje está localizado na Ucrânia) causou a morte imediata de 31 pessoas, espalhou partículas radioativas na atmosfera em grande parte da União Soviética e Europa, e até hoje é contabilizado o número de pessoas afetadas pela radiação.

Baseado nisso, a HBO lançou a minissérie "Chernobyl", que mistura fatos e ficção ao contar a história dos acontecimentos logo em seguida ao acidente, como o socorro dos bombeiros e como as autoridades lidaram com as informações para o resto do mundo, já que eles estavam tentando 

A minissérie é incrivelmente produzida e tem nomes de peso como Jared Harris (Mortiarty, de "Sherlock Holmes: Jogo das Sombras") e Stellan Skarsgård (Erik Selvig, dos filmes da MCU). Em todas as cenas você se sente como se estivesse no meio dos anos 80 na União Soviética, é tudo muito bem pensado e preparado. Além dos sets, a maquiagem é algo que te deixa ao mesmo tempo nauseado e impressionado, quando se trata das vítimas de queimaduras devido à radiação.

Outro destaque é Emily Watson (Kingsman: O Círculo Dourado) como Ulana Khomyuk, uma física que trabalhava na Bielorrússia e que depois de um tempo passou a ajudar no contingenciamento de residúos da usina. Ulana é uma personagem fictícia, não existiu de verdade, mas Emily dá vida de forma incrível e sua atuação certamente é uma para ficar de olho para a temporada de premiações.

É interessante ver porque geralmente nós sabemos sobre muito pouca coisa do acidente. Te deixa curioso para pesquisar mais e saber mais sobre. Existem áreas próximas ao acidente que não vão poder ser povoadas pelos próximos 100 anos; a área do acidente em si só vai deixar de ter partículas radioativas em 20 mil anos.

A minissérie terá só 5 episódios, terminando no próximo 3 de junho, mas já bateu recordes: com apenas três episódios lançados, já é a série em primeiro lugar de avaliações no IMDB, deixando pra trás séries como Game Of Thrones e Breaking Bad.

Caroline Cardozo

Caroline faz licenciatura em Física. Tem seu gosto musical formado pela Rádio Cidade e Disk MTV. Gosta de Crepúsculo e Jane Austen. Meio perdida sobre tudo mas nada surpreendente vindo de uma milleniall.

Chernobyl e a reflexão sobre o maior acidente da história da humanidade Chernobyl e a reflexão sobre o maior acidente da história da humanidade Reviewed by Caroline Cardozo on maio 30, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.