Stand-ups na Netflix para quem não gosta de comédia

Dicas de stand-ups comedy na Netflix para quem tem um senso de humor peculiar

Nos últimos tempos a Netflix vem intensificando o lançamento de stand-ups comedy de produção própria. A variedade é enorme e das mais diversas nacionalidades - brasileira, americana, canadense, indiana, mexicana, sul-africana e etc. Os temas são os mais diversos, com direito a humor negro, polêmicas, reflexões é muita piada sem graça… E bota sem graça. Com tantos títulos é normal que o nível de qualidade não seja alto, principalmente se seu senso de humor for tão peculiar quanto o meu. Não curto comédia, mas é muito difícil relaxar assistindo Doze Anos de Escravidão, Beasts of No Nation, Cidade de Deus e muito menos A Lista de Schindler. Para te ajudar na empreitada pelo mundo da comédia, selecionei alguns dos melhores stand-ups para quem, assim como eu, não é muito fã de comédias.

Lembre-se, como sabiamente disse o Jota: Nem toda piada vai fazer a gente rir ou se desgraçar de gargalhar mesmo.

Hannah Gadsby: Nanette

Distribuição: Netflix
Desconstruindo o gênero stand-up, a comediante australiana Hannah Gadsdy fala porque ela decidiu sair da comédia, examinando o efeito que teve em sua vida, culminando em um final poderoso, doloroso e importante que você vai querer dar uma ovação de pé. É bastante provável que assistindo Nanette você se pegue poucas vezes rindo, mas isso não é importante, pois o especial da Hannah não se trata de fazer rir: é uma crítica social ao machismo e homofobia, e uma lição sobre empoderamento e autoaceitação. Com o sucesso de Nanette, Hannah desistiu da aposentadoria: "Eu disse que estava desistindo", ela disse a Jimmy Fallon, "mas se eu desistir, sou um idiota agora. Se o show tivesse ido tão mal quanto eu planejava, teria funcionado. Agora eu tenho uma escolha, ou eu serei um idiota ou um hipócrita. Bem, eu sou um idiota, isso é bem estabelecido. Então eu posso dar uma de hipócrita e continuar fazendo comédia.

Seu próximo especial, Douglas, está previsto para ser lançado pela Netflix em 2020.

Distribuição: Netflix

Hasan Minhaj: Homecoming King

Distribuição: Netflix

Confesso que só assisti Homecoming King por causa de Patriot Act - programa de variedades apresentado e produzido pelo Hasan Minhaj e provavelmente a melhor coisa já feita pela Netflix. Fugindo um pouco do formato tradicional, Hasan narra a sua vida, de seus pais e irmã nos Estados Unidos de forma extremamente franca e divertida. Sem medo de causar desconforto no público ao tocar em assuntos delicados como preconceito, relacionamentos afetivos e dinâmicas familiares. Assim como em Patriot Act, Hasan Minhaj em seu especial de stand-up consegue fazer a mistura perfeita de drama, comédia e sagacidade.




Distribuição: Netflix

Sim, é outro indiano. Não tenho culpa se aparentemente os indianos tem o melhor senso de humor do mundo. Abroad Understanding é o meu stand-up comedy preferido. E não é só porque o Vir Das é um pedaço de mau caminho. Combinando dois shows, um filmado em Nova Deli e outro em Nova York, Abroad Understanding cria uma dinâmica única. Hora Vir Das se apresenta em um estádio monumental que conhece sua história de vida e as sutilezas da sociedade indiana, hora ele está em um palco menor se apresentando ao público nova-iorquino, e consequentemente, a nós o resto do mundo. Após assistir Abroad Understanding você nunca mais vai ver uma batata sem abrir um sorriso malicioso. 




Distribuição: Netflix

América Latina para Imbecis é muito mais que um stand-up comedy. É uma verdadeira aula. Com direito a lousa e tudo mais. Em uma apresentação na Broadway, o ator e roteirista John Leguizamo destrinça 3 mil anos da história latina. O ator parte da busca de um herói latino para o projeto de história de seu filho. Só que esse trabalho se mostrou hercúleo, já que os heróis latinos eram difíceis de encontrar, tendo sido varridos pela varíola, massacrados pelos conquistadores e banidos dos livros escolares. Com responsabilidade, acidez e muito bom humor, Leguizamo fez com que América Latina para Imbecis resgatasse a moral do povo latino e vem como um sopro de esperança e instrumento de batalha contra a xenofobia. Não e à toa que a peça foi indicada ao Tony Award.



Vir Das: Losing It

Distribuição: Netflix
Após o estrondoso sucesso de Abroad Undersatnding, Vir Das fechou contrato para mais dois especiais com a Netflix. O primeiro é Losing It, que diferentemente da primeira aparição do astro de Bollywood na gigante de streaming é mais pessoal e introspectivo. Vir Das fala sobre suas viagens, religião, preconceito e o estranhamento entre culturas. Enquanto foca no estranhamento entre culturas Vir Das contínua brilhante, mas ao começar a falar sobre o comportamento feminino seu tom soa machista, o que ao meu ver é uma grande decepção. 


Wanda Sykes: Not Normal

Distribuição: Netflix
Não é normal que eu saiba que sou mais esperta do que o meu presidente”, declara uma incrédula Wanda Sykes em seu especial de stand-up na Netflix. Absolutamente hilariante é a melhor definição de Not Normal, estrelado pela atriz de ‘Black-ish'. O especial que foi produzido por sua produtora, a Push It Productions, tem uma hora com o mais puro e afiado humor inteligente de Wanda. Política, racismo e menopausa são alguns dos temas que a comediante destrincha com uma honestidade agridoce. Minha barriga ainda dói depois de tantos risos. 


Elilyan

Elilyan é uma leitora compulsiva que fala e pensa demais. No resto é super moderada. Escreve sobre livros, cinema, TV, música, sexo, arte, tecnologia e qualquer outra coisa que passe por sua mente insana. Para ler todos os textos da maluca bastar acessar a tag Elilyan Andrade. Se quiser fazer parte do hospício basta segui-la no Twitter e Instagram @elilyan.

Stand-ups na Netflix para quem não gosta de comédia Stand-ups na Netflix para quem não gosta de comédia Reviewed by Elilyan on maio 25, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.